O IMPACTO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS FUNCIONÁRIOS
Clayton Alencar de Freitas
Faculdade São Francisco da Paraíba
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3710507121305836
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4234-836X
E-mail: claytoncz2013@gmail.com
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1-31
RESUMO:
Este resumo aborda o impacto do assédio moral no ambiente de trabalho e suas consequências para a saúde física e mental dos funcionários o assédio moral tem um impacto negativo significativo na saúde física e mental dos colaboradores, afetando não só a vítima, mas a organização como um todo. Devemos nos unir para criar ambientes de trabalho saudáveis, onde respeito e dignidade sejam nossos valores fundamentais e, ao fazê-lo, devemos construir um futuro mais produtivo e humano para todos. O assédio moral é uma realidade preocupante nos ambientes de trabalho e seus efeitos vão muito além do simples descontentamento entre colegas. Este artigo aborda perfeitamente como o assédio moral afeta profundamente na saúde física e mental dos funcionários, destacando a necessidade urgente de combatê-lo.
PALAVRAS-CHAVE:
Assédio Moral. Ambiente de trabalho. Saúde física. Saúde mental. Funcionários. Influência.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Possui graduação em Direito - FASP - (FACULDADE SAO FRANCISCO DA PARAIBA ) Pós graduando em Direito do Trabalho e Direito Previdênciário (FACULDADE SAO FRANCISCO DA PARAIBA ) Pós graduando em Mediação e Conciliação de Conflitos (CENTRO DE MEDIADORES DF), atualmente exerce função auxiliar em escritório de advocacia do dr. Gilderlan Silva dos Santos inscrito na OAB/PB nº24358, realizou diversos cursos na área de Direito de todos os seguimentos na busca de maior aprendizado e domínio dos assuntos sobre as disciplinas, entre eles: GARANTIAS DE CONSTITUCIONALIDADE, DIREITO ELEITORAL, DIREITO DO TRABALHO, DIREITO PREVIDÊNCIÁRIO, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PROCESSUAL CIVIL, NOVA LEI DE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA COMPULSÓRIA, JORNADA DE TRABALHO PÓS ALTERAÇÕES DA REFORMA TRABALHISTA, GESTÃO DE PESSOAS, ADMINISTRAÇÃO, DIREITO EMPRESARIAL, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA, CRIMES VIRTUAIS PERSECUÇÃO PENAL E SUAS TECNOLOGIAS, DIREITO DA FAMÍILIA, DIREITO ADMINISTRATIVO, INJÚRIA RACIAL COMO CRIME DE RACISMO.
REFERÊNCIAS
AGUIAR, M. R. M. G. Assédio moral: problema antigo, interesse recente. Repositório UFSC, Santa Catarina, 2008.
AMAZARRAY, M. R. Violência Psicológica e assédio moral no trabalho enquanto expressões estratégicas de gestão. Repositório Digital UFRGS, Rio Grande do Sul, abr. 2010.
ARMADA, C. Assédio moral no trabalho. Repositório UFSC, Santa Catarina, fev. 2006.
BARRETO, M. Assédio moral: ato deliberado de humilhação ou uma “política da empresa” para livra-se de trabalhadores indesejados. Revista Cremesp, São Paulo, 2002.
BATTISTELLI, B. M.; AMAZARRAY, M. R.; KOLLER, S. H. Assédio Moral no trabalho na visão dos operadores do direito. Psicologia & Sociedade, Santa Catarina, v. 23, n. 1, jan./abr. 2011.
BARRETO, M. Violência saúde e trabalho: uma jornada de humilhações. São Paulo: PUC – SP, 2006.
BORSOI, I. C. F.; RIGOTTO, R. M.; MACIEL, R. H. Da excelência ao lixo: humilhação, assédio moral e sofrimento de trabalhadores em fábricas de calçados no Ceará. Caderno de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 12, n. 2, dez. 2009.
BRADASCHIA, C. A. Assédio moral no trabalho: a sistematização dos estudos sobre um campo em construção. Repositório Digital FGV, São Paulo, dez. 2007.
BRASIL. Código penal brasileiro, de 07 de dezembro de 1940. BRASIL. Proposta de lei 4.742, de 23 de maio de 2005. BRASÍLIA. Lei 2.949, de 19 de abril de 2002.
CANIATO, A. M. P; LIMA, E. C. Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento. Cadernos de Psicologia Social e do Trabalho, Paraná, vol. 11, n. 2, pg. 177-192, 2008.
COMO CITAR:
FREITAS, C. A. O impacto do assédio moral no ambiente de trabalho: consequências para a saúde física e mental dos funcionários. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 1, p. 420-440, jan./mar. 2023.
Publicado: 28/03/2023
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.