A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Rosa de Lima Martins
Universidade Estadual do Vale do Acaraú
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2360414290724783
E-mail:rosalima87@gmail.com
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1-21
RESUMO:
Este trabalho é um estudo descritivo, é uma pesquisa pedagógica, onde afeta direta ou indiretamente a construção e evolução científica do conhecimento em conjunto com a direção da escola, participando nas tomadas de decisões. Neste sentido, tem por objetivo questionar os novos desafios da gestão escolar frente aos processos administrativos da escola. Conforme dados colhidos junto à professora, oportunizarmos reuniões na escola, atividades, ações de confraternização e recreativas para os pais, buscando identificar as formas de inclusão, para que fosse possível obter a participação dos pais na escola. A administração escolar vem passando por diversas metamorfoses rumo à cidadania, à autonomia, à criatividade e aos sentidos múltiplos. Vem construindo os afazeres pedagógicos, estimulando sentimento de solidariedade e cooperação, devendo ser fomentada uma gestão pelos estudantes e professores qualificados. Conclui-se que o trabalho pedagógico abrange o gerenciamento das atividades cotidianas na escola, portanto, é fundamental a participação da família na escola.
PALAVRAS-CHAVE:
Participação. Família. Busca. Inclusão. Democracia.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional pela FAIBRA. Professora da Educação Básica.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição Federal do Brasil, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº9394/96.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Brasília/DF: MEC, SEF, 1998.
BRASIL. Manual do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola- Elaborado por: Antônio Carlos da Ressurreição Xavier, José Amaral Sobrinho – Brasília-DF/ FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC, 2006 198 P.
BOBBIO, N. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1986.
CAIADO E. C. A importância da parceria família e escola. Disponível em: educador. brasilescola.com/...pais...... Acessado em 20/05/2011
CODO, W.; LANE, S. T. M. (ORGS) Psicologia Social: O homem em movimento. Editora brasiliense, 9ª edição. São Paulo: Editora brasiliense, 1991.
FREITAS, b. Escola, Estado e Sociedade. 3. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
FREIRE, P. Ação Cultural para a libertação e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 7ª ed. 165 p,1998.
REGINA, M.; LIMA, C. Paulo Freire e a administração escolar. Brasília: Liber. Livro, 2007.
SANTOS, B. S. (2002), “Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências”, Revista crítica de ciências sociais.
COMO CITAR:
MARTINS, R. L. A participação familiar para uma escola democrática. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 1, p. 279 299-, jan./mar. 2023.
Publicado: 20/03/2023
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.