top of page

TECNOLOGIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: IMPLEMENTAÇÃO DE COMPOSTAGEM E HORTAS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL NO RIO GRANDE DO NORTE

Karolyne Gomes Queiroz

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0418275030758213

E-mail: queirozkarolyne20@gmail.com

Maria da Conceição Figueiredo Fontes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9771009720499709

E-mail: mc242082@gmail.com

Micarla Gomes de Queiroz

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034308656918511

E-mail: micarla96gomes@gmail.com

José Ribeiro da Silva Junior

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0837217416415212

E-mail: junioribeiro978@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1-17

 


RESUMO:

As tecnologias sociais promovem inovações que buscam a preservação do meio ambiente e a educação para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que oferecem soluções para a diminuição da pobreza e transformação social para as comunidades vulneráveis. Diante disso, esse projeto tem como objetivo utilizar tecnologias sociais de baixo custo para a implementação de compostagem e plantio de hortaliças junto aos moradores de uma comunidade carente de um município do Rio Grande do Norte, Brasil. O trabalho será dividido em quatro etapas: visita aos moradores das comunidades, oficinas de capacitação para os participantes sobre as temáticas compostagem e plantio de hortas, montagem da composteira utilizando resíduos orgânicos gerados nas suas residências e escolas da comunidade e, por último, implementação das hortas caseiras. Espera-se que a tecnologia social empregada na oficina transforme a comunidade em um espaço de aprendizado, de modo que os moradores se sintam capazes de darem continuidade às práticas em suas rotinas. Uma vez validada, a metodologia aplicada nesse projeto será registrada em uma cartilha que servirá como instrumento de divulgação para outras comunidades. Espera-se ainda que as técnicas de tecnologia social, em compostagem e plantio de hortas sejam ferramentas que impulsionem a conscientização ambiental e a melhoria da qualidade de vida de toda a população.


PALAVRAS-CHAVE:

Tecnologias Sociais. Compostagem. Conscientização Ambiental.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Karolyne Gomes Queiroz

Licenciatura em Biologia (2022) pela Instituição Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Durante a graduação participou do Programa Institucional da Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2020 - 2022) pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pós graduada em Ensino de Ciências (2023) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Instituição Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Macau/RN em andamento. Atualmente professora de ciências no ensino fundamental II na Escola Municipal Padre José Luis Silva, Cidade de Pendências/RN.

Maria da Conceição Figueiredo FontesLicenciando em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Macau (2017). atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Subprojeto de Biologia, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018-2020). participou do Projeto de Extensão "Nosso Lixo" :Ações Em Educação Ambiental Para a Sensibilização a Respeito Do Lixo No Bairro Cohab Em Macau/RN (2019); atualmente Bolsista no Programa Residência Pedagógica (PRP). atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica, promovido pela CAPES entre (2020-2022).


Micarla Gomes de Queiroz

Graduada em Pedagogia - UFRN.

José Ribeiro da Silva Junior

Graduando no Curso de Licenciatura em Biologia desde (2018), pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN/ Campus Macau. Atuando como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), projeto que é beneficiado pela CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior), onde atuo como auxiliar para o docente da respectiva sala de aula que domina, na Escola Estadual Professora Clara Téteo.

REFERÊNCIAS

CANVA, Ferramenta Gratuita de Design: apresentações, vídeos, post, para redes sociais. Disponível em: https://www.canva.com/pt Acesso: 19 de ago.


DAGNINO, R., BRANDÃO, F. C., & NOVAES, H. T. Sobre o Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. 2. ed. Komedi 2004.


DE ARCHANJO JUNIOR, MIGUEL GUILHERMINO; GEHLEN, SIMONI TORMOHLEN. A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2020, p. 345-374.

 

EPAGRY. Como fazer uma composteira doméstica: Epagri ensina o passo a passo. 2021. Disponível em: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/04/09/como-fazer-uma-composteira-domestica-epagri-ensina-o-passo-a-passo/#:~:text=O%20que%20colocar%20na%20composteira,carne%2C%20sabugo%20de%20milho%20em Acesso em: 10 jan. 2023.

 

FLEURY, MARIA TEREZA LEME; DA COSTA WERLANG, SERGIO RIBEIRO. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Anuário de Pesquisa GV Pesquisa, 2016.

INÁCIO, C. T.; BETTIO, D. B.; MILLER, P. R. M. O papel da compostagem de resíduos orgânicos urbanos na mitigação de emissão de metano. Embrapa Solos, Rio de Janeiro, 2010.


IVETE RODRIGUES; JOSÉ CARLOS BARBIERI. RAP — Rio de Janeiro 42(6):1069-94, nov./dez. 2008.
MARCA AMBIENTAL. Solução completa para resíduos, 2022. Disponível em: https://marcaambiental.com.br/compostagem-conheca-os-beneficios-para-o-equilibrio-da-natureza/ Acesso em 15 jan. 2022.


NEVES. L. Tecnologia Social: Saiba Conceito, sua impotência e exemplos. Plataforma Weni. Disponível em: https://weni.ai/blog/tecnologia-social/ Acesso em: 17 de ago. 2022.


O QUE É COMPOSTAGEM E COMO FAZÊ-LA EM CASA. Disponível em: <https://portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/o-que-e compostagem-e-como-faze-la-em-casa> Acesso em: 31 nov. 2022.


ROSA, LICIANE OLIVEIRA, et al. Tecnologia social e compostagem na disseminação de saberes na valoração dos resíduos orgânicos de um condomínio de baixo custo na cidade de Pelotas-RS. Revista Tecnologia e Sociedade, 2021, vol. 17, no 49, p. 188-200.


ROSO, C. C. Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2017. SOUZA, Jacimar Luiz de, RESENDE, Patrícia, Manual de horticultura orgânica, Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2003.


RTS - REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. Rede de Tecnologia Social. Disponível em: < http://www.rts.org.br/ >. Acesso em: 19 jan. 2012.


THIOLLENT, M. (2009). Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva.

Revista Amplamente 2023.1.png

COMO CITAR:

QUEIROZ, K. G.; FONTES, M. C. F.; QUEIROZ, M. G.; SILVA JÚNIOR, J. R. Tecnologia social e desenvolvimento sustentável: implementação de compostagem e hortas em uma comunidade vulnerável no Rio Grande Do Norte. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 1, p. 223-230, jan./mar. 2023.

Publicado: 16/03/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page