O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
José Danilo Braga da Cunha
Faculdade Acesita de Timóteo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3936462665726058
E-mail: danilocunhacuru@gmail.com
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1-15
RESUMO:
Ao tratarmos do ensino da lingua inglesa nas escolas se percebe que no contexto das relações economicas, politicas e sociais torna-se imprencivel o seu conhecimento para está presente nas relações do mundo contemporaneo. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo em artigos periodicos. No atual sistema de ensino, defendemos como destaca Celani (2001, p. 33), “[...] que o professor de línguas estrangeiras tem, como educador, um compromisso com seu aluno, com a sociedade e consigo mesmo”. Portanto, faz-se necessário explorar e desvelar as possíveis contribuições da formação continuada de professores de língua inglesa da rede para a prática docente. É importante também descobrir se esta formação está partindo da realidade e das necessidades dos professores envolvidos, levando-os a refletir criticamente sobre a prática em sala de aula e seu papel de mediador do conhecimento na sociedade. Percebemos diante do que foi exposto, que o ensino de línguas estrangeiras pode desempenhar um importante papel no processo de democratização do conhecimento. Segundo Tramonte (2002, p. 2), “[...] o conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população”.
PALAVRAS-CHAVE:
Língua inglesa. Ensino e aprendizagem. Contexto Educacional.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Possuo graduação em Serviço Social, com ênfase na gestão de politicas publicas -Gestão do SUAS e demais politicas intersetoriais, Graduação na área de pedagogia, com experiência no ensino superior, formação na área de Psicanálises clínicas Neste momento, busco novos desafios no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento da minha carreira e gerando de resultados, para possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
REFERÊNCIAS
LEFFA, V. J. (Org.) O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 21-40.
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL/SEMTEC (2002) PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais
Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
BRASIL/SEMTEC (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEMTEC.
DANIELS, Harry. Vygostsky e a pedagogia. São Paulo: Loyola, 2001.
LAKATOS, E.M; M, M.A. Fundamento da metodologia cientifica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
KRASHEN, Stephen D. Principles and Practice in Second language Acquisition. PrenticeHall International, 1987.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino superior. Secretaria da Educação Superior. Brasília: MEC/SEM, 1998.
MOITA LOPES, Luiz P. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
OLIVEIRA, Enio de. Políticas de ensino de línguas estrangeiras em escolas públicas do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - IEL/Unicamp, Campinas/SP, 2003.
PAGLIARINI COX, Maria Inês; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de. O professor de inglês Entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p.11-36, 2001.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. The ambivalent role of English in Brazilian politics. World Englishes, v. 22. n. 2, p. 91-101, 2003.
ROCHA, Cláudia Hilsdorf. Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2006.
SIQUEIRA, Sávio. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. Revista Inventário, n.4, jul. 2005.
SPINK, Mary Jane; MEDRADO, Benedito. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.
TRAMONTE, C. Ensino de língua estrangeira e socialização do saber: abrindo caminhos para a cidadania. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congreso2002/ponencias/cristiana_tramonte2.htm>. Acesso em: 24 abr. 2013.
COMO CITAR:
CUNHA, J. D. B. O ensino e aprendizagem da lingua inglesa no contexto educacional. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 1, p. 171-183, jan./mar. 2023.
Publicado: 11/03/2023
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.