top of page

FORMAÇÃO DOCENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Magno Alexon Bezerra Seabra

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8083335181339731

E-mail: magnoalexon@hotmail.com

Silvânia da Silva Santos

Universidade Federal da Paraíba

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770613606876728

E-mail: sss.sil@hotmail.com

Luciano Alves Farias da Silva

Universidade Federal da Paraíba

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9485702301485806

E-mail: luc.alvesfarias@gmail.com

 

Davidson Lins Bezerra

Universidade Estadual Vale do Acaraú

E-mail: davidsonlins_tkd@hotmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N1-09


RESUMO:

O presente trabalho, propõe-se revisitar o tema formação docente, lembrando das dez competências citadas por Perrenoud e agregando à formação docente um novo elemento que contribui para essa formação, a gestão do eu. Augusto Cury apresenta em várias de suas obras a importância de se trabalhar não apenas os elementos externos, visíveis, mas os fatores internos, intrapsíquicos, tão importante para a manutenção de uma vida equilibrada e saudável. O profissional da educação não precisa apenas dominar conteúdos, recursos e metodologias, é necessário conhecer a si mesmo e assim, contribuir para a formação de seus alunos.


PALAVRAS-CHAVE:

Formação Docente. Competências Docentes. Inteligência Multifocal.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Magno Alexon Bezerra Seabra

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), graduação em Ciências Contábeis - Institutos Paraibanos de Educação (1996), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade Geremário Dantas (2017), graduação em Enfermagem - Faculdades de Enfermagem Nova Esperança (2021), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação - processo ensino-aprendizagem, educação inclusiva, monitoria e psicopedagogia.

Silvânia da Silva Santos

Experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em Projetos de combate e prevenção ao Bullying. Mestra em Educação, Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar e em Planejamento e Gestão do Ensino Aprendizagem. Tutora da EaD - UFPB/VIRTUAL, mediando a disciplina Planejamento e Gestão Escolar do curso de Ciências Naturais.

Luciano Alves Farias da Silva

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006); Mestrado na area de Educação - Linha Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2010). É especialista em Gestão Educacional pela Universidade Barão de Mauá (2012).

Davidson Lins Bezerra

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 

REFERÊNCIAS

CURY, Augusto Jorge. A fascinante construção do eu. São Paulo: Planeta, 2011.


CURY, Augusto Jorge. Inteligência Multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores. 8. ed. Ver. São Paulo: Cultrix, 2006.


CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. 7. E d. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
 

MOÇO, Anderson; MARTINS, Ana Rita. Seis características do professor do Século XXI. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/seiscaracteristicas-professor-seculo-21-602329.shtml. Acesso em 06 de jan. de 2015.


PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Revista Amplamente 2023.1.png

COMO CITAR:

SEABRA, M. A. B.; SANTOS, S. S.; SILVA, L. A. F.; BEZERRA, D. L. Formação docente e as competências profissionais. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 1, p. 93-100, jan./mar. 2023.

Publicado: 12/02/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page